Parceria entre Prefeitura e Singer Brasil oferece aulas gratuitas de costura para capacitação profissional e geração de renda
A cidade de Indaiatuba acaba de ganhar um novo espaço de formação profissional voltado à economia criativa: a Sala Singer – Comunidade Criarte. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e a Singer do Brasil, o projeto será lançado oficialmente na terça-feira, 8 de julho, às 11h, com a assinatura do Termo de Cooperação.
Instalada nas proximidades da fábrica da Singer, a Sala conta com 23 máquinas de costura profissionais e acessórios diversos doados pela marca, reconhecida por seu compromisso com projetos sociais e o empreendedorismo. O espaço foi criado para oferecer cursos gratuitos de costura com foco na formação de novos profissionais para um mercado em expansão, aliando conhecimento técnico à inclusão produtiva e autonomia financeira.
“Mais do que ensinar uma técnica, estamos conectando cultura, inovação e o mercado de trabalho. Essa iniciativa está totalmente alinhada aos princípios de ESG, que a Singer tão bem pratica, e ao nosso compromisso de desenvolver microempreendedores e promover a economia criativa em Indaiatuba. Acredito que, ao transformar o conhecimento técnico em oportunidades reais de trabalho e empreendedorismo, estamos investindo no futuro das nossas famílias. Este é mais um passo de Indaiatuba rumo a um desenvolvimento que inclui a todos”, afirmou o prefeito Dr. Custódio Tavares
As aulas serão semanais, com turmas de 15 a 25 participantes, conduzidas por oficineiros especializados, podendo ser profissionais da prefeitura ou parceiros externos qualificados. A programação prevê cursos de diferentes níveis de dificuldade, adaptados a perfis variados de participantes.
Indústria e cultura de mãos dadas
A Secretária Municipal de Cultura, Tânia Castanho Ferreira, destaca que o projeto vai ao encontro das estratégias de desenvolvimento local baseadas na economia criativa.
A economia criativa é uma ferramenta transversal que articula cultura, desenvolvimento e inclusão. Ao fortalecer iniciativas como o Criarte, o município reafirma seu compromisso com uma gestão pública inovadora, o mercado cultural está em plena expansão e desejamos ter produção de qualidade para suportar exatamente essa demanda.
De acordo com a plataforma Econodata, Indaiatuba conta com cerca de 215 empresas no setor de confecção, o que demonstra o potencial da costura como fonte de renda e inclusão produtiva. A iniciativa dialoga com essa realidade e fortalece o ecossistema cultural e econômico da cidade.
“Queremos que a costura seja uma possibilidade de independência financeira e melhorar condições de vida. A Sala Singer nasce com o propósito de permitir que mais pessoas possam transformar suas habilidades em fonte de renda e autonomia”, afirmou Concheta Feliciano, diretora de Marketing & E-commerce Latam da Singer no Brasil.
A Sala Singer será um projeto contínuo, com previsão de manutenção e expansão conforme a demanda, incluindo a possibilidade de formar turmas direcionadas a bairros ou públicos específicos.
Com essa ação conjunta, Prefeitura e Singer costuram um futuro mais promissor, promovendo geração de renda, valorização da cultura e capacitação profissional em Indaiatuba.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba